Autocomiseração

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim (Lamentações. 3:22)

Tudo o que é inimigo do amor é pecado. Porque o amor é a maior conquista da redenção alcançada por Jesus.

A autocomiseração é um dos pecados contra o amor, ter compaixão pelos outros é um predicado do amor. Mas quando temos pena de nós mesmos, amamos somente a nós mesmos e não os outros. Nosso amor está na trilha errada; tem um objetivo falso.

Embora nosso amor deva pertencer ao próximo, nós o sonegamos e nos tornamos culpados de lhes negar o amor que lhes pertence. A autocomiseração está dentro da área das “doenças do ego” mimamos o nosso ego, que é onde esse pecado se estabelece; todavia, esse pecado terá de morrer para que o novo homem possa surgir.

Isso é evidente principalmente em ocasiões em que Deus nos pune e julga, nessas ocasiões, muitas vezes, sentimos pena de nós mesmos. Isso é particularmente perigoso porque, habitualmente não reconhecemos esse comportamento como pecado e não percebemos que a autocomiseração fortalece o velho homem.

A raiz da autocomiseração está na nossa relutancia em admitir que somos pecadores, que precisamos ser punidos. Se reconhecêssemos nossos pecados e enganos, ficaríamos agradecidos quando Deus começa a combatê-los e quando Ele nos julga e nos puni, ainda que isso venha nos ferir. Em vez de termos pena de nós mesmos e nos lamentarmos, deveríamos achar apenas que, o que nos é dado sofrer, no que diz respeito a punição é muito pouco…

Os que tem pena de si mesmo não demosntram a atitude certa em relação a este pecado. Quando são atribulados acusam a Deus, em vez de acusarem a si próprios, estabelecendo uma barreira contra Deus, deste modo atraem a ira de Deus sobre si mesmos e se veêm privados da glória celestial, exatamente neste ponto se tornam incapazes de verem que é a correção que os vai ajudar a serem participantes de sua Santidade.

Sim, com a autocomiseração estamos reagindo exatamente na direção oposta aquela recomendada pelas escrituras, deveríamos julgar a nós mesmos, isso quer dizer que; é de se esperar que nos julguemos de forma bastante severa; o apóstolo Paulo escreve: “Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados, mas quando julgados somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1 Coríntios 11:31,32)

As escrituras nos desafiam a tomar uma postura contra o velho homem, e condená-lo com o seu pecado para que Deus não tenha que fazer um dia.

” Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo” ( Hebreus 10:31) Porque Deus o juiz, é fogo consumidor, é por isso que nosso objetivo deve ser o de sempre nos deixar julgar por nossos pecados egoísticos, devemos nos julgar de modo que a ira do Senhor não nos atinga na eternidade.

Oremos: “Nada mais quero com a autocomiseração; sou um pecador e preciso deste julgamento e desta disciplina. pois o que estou recebendo é apenas um brando castigo diante do que meus feitos realmente merecem. Meu redentor Jesus, não deixarei de clamar a Ti, sem que transformes minha autocomiseração, em pura compaixão pelos outros, amém.”

Anúncios

15 comentários Adicione o seu

  1. Su. disse:

    Que horror…!!! Concordo que a auto-comiseração não nos ajuda e que de facto é bem mais útil utilizar esse tempo para alterar a nossa vida em vez de o desperdiçarmos com lamentos. Agora esta ideia de sermos punidos por um Deus cruel e desumano… É horrível!! Penso que Jesus ficaria bem triste se pudesse observar o quanto os ensinamentos de Cristo estão a ser deturpados… Ver Deus como algo cruel e punidor só serve para ficarmos com raiva dele, não?!
    Vocês parecem acreditar que a única maneira de sermos bondosos é para fugir à punição divina… Isso não é bondade. Bondade é pensar no outro, sem pensar o que ganhamos com isso (neste caso, imunidade à punição divina…). Só me resta dizer… Valha-me Deus!

    1. Amaralina disse:

      Boa tarde! bem vindo(a) ao blog. Gostaria de fazer uma ressalva quanto o que escreveu em relação a duas coisas: 1) Sermos bons. em Isaías 64:6 está escrito: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” Sem contar que; se houvesse algo qualquer de bom no homem, Jesus não precisaria ter morrido na cruz pelos nossos pecados! Então se vc examinar com muita atenção as escrituras, chegará a conclusão de que de fato não há nada de bom no ser humano. 2) Por outro lado, Deus é 3x “Santo” e não suporta o odor de nossos pecados em suas narinas, porque deveria suportar? só para ser chamado de Deus bondoso? Absolutamente NãO! Deus é amor, e sabemos disso em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” E ainda hoje cuida e zela por todos nós, a vontade do Senhor é que ninguém se perca, mas que todos se arrependam. No entanto eis o mistério, se o homem se acha bom, como poderá sentir necessidade de se arrepender de suas iniquidades? Outro detalhe importante é que Deus é justiça! e porque não deveria ser? Ele entregou seu filho por nós, e sua palavra nos alerta em: Hebreus 10:29 “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” Em sua palavra, encontramos seu amor incondicional revelado em Cristo a toda humanidade, mas ele requer nossa entrega, nosso coração, nossa conversão, para louvor do seu nome! Se nenhuma punição seguir a violação de uma lei, então a lei é meramente uma sugestão! Neste caso, a palavra do Senhor e seus mandamentos estão bem longe de ser para nós mera sugestão! Procure ler as escrituras e se achegar a Deus pedindo-lhe que te transforme a imagem de Cristo, vc encontrará um Deus de amor se não se esconder atrás da autocomiseração e da desculpa de que não é possivel entregar-lhe o que te pede! A vontade do Senhor é perfeita para nós, e não acrescenta dores!
      Deus te abençoe,
      Amaralina Penloski

      1. Neusa disse:

        concordo plenamente com a irmao Amaralina estou passando por um processo com a auto comizeracao ,

    2. Léo T disse:

      Horror é Pecar.Até que o ser humano entenda que é seu pecado que o leva para o inferno, entenda que não há outro mediador entre Deus e os homens a quem chamamos Jesus, que cumpriu nossa punição, e nos arrependermos haveremos sim de passar pelo juízo do Justo deus, portanto é bom que nós nos julguemos, que reconheçamos sim, que somos um poço de egocentrismo , de egoismo e voltemos atrás, antes que seja tarde, o caminho é assim estreito, muitos poucos ouvem, muitos mais poucos chegam a entender e bem menos conseguem segui-lo…

    3. Júnior disse:

      Olha, acredito muito na misericórdia de Deus e na sua graça para conosco! Creio no perdão de nossos pecados e em todo seu amor após e durante cometer-mos algum pecado!

      Mas saibamos que Deus não é nenhum besta que não impute a nós o que fizemos de mal. Além de amor, além de Pai, Deus é Deus, e é juiz.
      Vai de cada pessoa olhar para Deus como cruel ou não , acredito que as experiências proprias de cada um com Deus, forma na mente de cada um, um Deus. Outra, Deus ser justo com as pessoas, independente de suas ações, isso que qualifica cada vez mais Deus!

    4. Luis disse:

      É verdade. Parece até que existem dois: o Deus implacável que não pensaria duas vezes em aniquilar qualquer povo que atrapalhasse a vida dos hebreus. E o Deus do Amor incondicional do Novo Testamento.

      1. Amaralina disse:

        Caro Luiz, boa noite e obrigada por visitar o blog, desejo te fazer um pedido; ouça este vídeo e me escreva novamente, ok? sobre o que pensa sobre a bondade e a severidade de Deus. Jesus o abençoe! Irma Amaralina

    5. Deus não é punitivo, sua misericórdia acolhe a todos nós. no entanto, cometemos e ainda cometemos ações que estão em desacordo com as Leis divinas. Nesse prisma, analisemos o ditado “o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória”, então se cometemos desatinos, prejudicamos nossos irmãos devemos reparar esse erro. E as vezes isso nos parece penoso, porém podemos amenizar o sofrimento, buscando melhorar-se intimamente e auxiliar ao próximo, sermos menos materialistas (pois os bens são passageiros, efêmeros) e mais espiritualizados. O Universo é demasiadamente grande para crermos somente nas coisas óbvias que a nossa miopia permite ver.

  2. NELMA disse:

    sem deus nós não somos nada

  3. Lúcia Faraldo disse:

    Que maravilha saber que temos um Deus que nos ama a ponto de dar seu bem mais precioso, seu próprio Filho. Algo que peço ao Senhor que abra meus olhos e ouvidos espirituais para que eu seja dirigida pelo o Espírito Santo; quero ser usada por Ti Senhor.
    Perdão Senhor pela cegueira espiritual, pelo egoísmo, pelo comodismo, transforma-me Senhor, eis aqui a minha vida!
    Perdoa-me pela pena de mim mesma, ajudá-me a colaborar com o Teu Reino, a amar e ajudar o meu próximio. Amém

    1. Amaralina disse:

      Querida irmã! muito linda sua oração, creio ter chegado até o trono do Senhor, pois esta oração é a que o Pai deseja ouvir! “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Salmos 51:17

  4. Gutemberg disse:

    Gutemberg

    Como é bom ouvir pessoa sabias e que conhecem a palavra de DEUS irmã Amaralina.

    A palavra de Deus é bem clara quando diz: que, “aquilo que o homem plantar isso também ele ira colher”, e Deus não pode passar por cima de sua palavra para nos beneficiar.
    Devemos reconhecer a cada dia que, devemos nos arrependermos de nossos pecados todos os dias isso é, se quisermos entrar no céu.
    Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós.

    1. Amaralina disse:

      Obrigada pelo comentário! Jesus o abençoe!

      1. Ricardo disse:

        Sua sabedoria vem de Deus .parabens.poucos intendem da dimensão da vida com Deus .mesmo porque é o espirito santo que nos convence do pecado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s