O santo nome do Senhor Jesus!

em

Disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas! Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens (Marcos 7 6 e 7)

  • Tradução ou Transliteração?

Transliterar: É a versão das letras de um texto em certa língua, para as letras correspondentes em outra língua. Ex: Iesous Khristós (grego) = Jesus Cristo (português), que significa “Salvador Ungido”, em ambos idiomas. Portanto vimos, que não se trata de qualquer adulteração do sentido das palavras, isso é transliterar. Diferente de traduzir que significa; expressar, interpretar ou exprimir algo de um idioma para o outro.

  • Nome próprio não se traduz?!

Foi levantada a questão de que nome próprio não se traduz, De fato não mesmo, por exemplo uma pessoa chamada: Pedro no Brasil, se chamará Pedro em qualquer outro lugar que estiver, o mesmo cabe para os que se chamam: Pierre (Francês) Peter (Inglês) Piotr (Polonês) e etc…

Mas quando falamos acerca do nome Santo de Jesus, trata-se de transliteração e não de simples tradução, vou explicar:

Transliteração como vimos acima é a “tradução” letra por letra (Ou fonema por fonema) de um conjunto de caracteres para outro. Idiomas como o inglês, espanhol, francês e italiano usam o mesmo conjunto de caracteres que o português (A, B, C, D etc…) portanto, não há transliteração entre palavras destes idiomas. Mas idiomas como o hebraico, árabe, japonês e grego usam outros conjuntos de caracteres. Nestes casos, utilizamos a transliteração para que possamos representar em nosso conjunto de caracteres, nomes próprios escritos originalmente em outro conjunto de caracteres.

As regras de transliteração não são complicadas. Vamos tomar como exemplo o conjunto de caracteres gregos: a (alfa), ß (beta), d (delta), e assim por diante. Numa transliteração de nomes escritos com caracteres gregos, cada letra grega é substituída por uma letra do conjunto de caracteres latinos. Por exemplo, a letra a (alfa) seria transliterada para a letra “A”, a letra ß (beta) seria transliterada para a letra B, e assim por diante.

Exemplos de nomes que foram transliterados e traduzidos:

João – O nome “João”, por exemplo é Yohanan, em hebraico; Ioannes, em grego; John, em inglês; Jean, em francês; Giovani, em italiano, Juan, em espanhol; Johannes, em alemão.

Jacó – Jacó, em hebraico é Yaakov; Iakobo (Tiago), em grego; Jacques, em francês; Giácomo, em italiano; Jacob, em inglês.

Na Septuaginta a tradução do Velho Testamento feita por setenta mestres judeus no segundo século antes de Cristo, o nome de Josué, que em hebraico se escreve Yehôshua, ou em sua forma abreviada Yeshuah, foi transliterado para o grego exatamente da mesma forma que o nome de Jesus no Novo Testamento.

Outro exemplo importante é que não deveríamos chamar Deus de Deus, e sim de YHVH mas como é que se pronuncia isso? que é uma transliteração do tetragrama hebraico? A substituição por Adonay e também Jeováh, fez com que a pronúncia de YHVH fosse possível.

O argumento, portanto, de que todo nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas é inconsistente e sem apoio Bíblico.

Dai notamos que o nome “Jesus” é resultado da transliteração pura e simples do original grego Iesous (pronuncia-se Iesus), contradizendo a hipótese de que o nome “Jesus” originou-se através de uma tentativa mal intencionada dos papas de blasfemar do nome do Salvador, ou ainda que seja o significado de um “deus-cavalo” como dizem algumas mulas por aí!

Suponhamos que o nome original “Yeshua” no hebraico, jamais pudesse ter sido transliterado por ordem Divinal, não teria o Senhor Deus preservado este mandamento, como o fez com sua santa e gloriosa palavra? teria o Senhor permitido que todos seus discípulos se dirigi-se a Yeshua proferindo “Iesous” se fosse pecado, como estão afirmando?

Então o apóstolo Paulo pecou, o apóstolo Pedro, Tiago, João e toda a igreja neo-testamentária???

Suponhamos que houvesse em algum manuscrito grego uma citação patrística, dizendo que o nome do Senhor deveria ser preservado no seu original grego. Não teria observado os tradutores mais ilustres como; Erasmos de Rotterdam, Eusébio, Jerônimo, Lutero, Tyndale… ou todos fizeram “vista grossa” para este detalhe?

Eu me pego pensando quem foi o energúmeno que teve a audácia de menosprezar a preservação Divina das Sagradas Escrituras, com todas suas fiéis traduções, pelos séculos dos séculos! Quem foi? Só pode ter cheirado cola! seria mais fácil eu acreditar se me dissesse que foi ele quem descobriu o Brasil, por favor me respondam; quem fooooooooi este louco???

Talvez a resposta seja simples: O governo do Anticristo!

Meus amados irmãos, não há nenhum motivo para levantarmos suspeitas quanto o nome santo de JESUS CRISTO, mesmo porque, em toda a Bíblia vemos que os nomes eram dados as pessoas na intenção de denominar quem elas são, e quanto a isso temos inúmeros versos que nos falam de quem é JESUS CRISTO!

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23)

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

“Pastor e Bispo das vossas almas.”(1Pedro 2:25)

Leão da tribo de Judá ( Apocalipse 5:5)

Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. ( Apocalipse 22:13)

Autor e Consumador da minha fé ( Tiago 1:17)

Eu Sou o que Sou (Exôdo 03:14)

  • O que a palavra de Deus tem para nos dizer acerca do Santo nome do Senhor? (versos importantes para meditação)

1) O nome do senhor tem sido desprezado, por causa da vaidade do homem que o faz se importar muito mais com ensinamentos humanos do que em servi-lo! (Malaquias 1:6)

2) Quando aprendemos amar o nome do Senhor, somos perdoados! ( Salmos 25:11)

3) Aqueles que são do Senhor, e possuem seu Santo Espírito, o qual testifica, somente estes, saberão o nome do Senhor! (Isaías 52:6)

4) Não é suficiente lembrar-se do Nome, mas também de seus mandamentos! (Salmos 119:55)

5) O Nome do Senhor deve ser temido! devemos temer a Deus ao proferir seu santo Nome. ( Neemias 1:11 e Exôdo 20:07)

6) O Senhor não terá por inocente, todo aquele que tomar seu santo nome em vão! (Deut. 5:11)

7) Muitos dirão naquele dia, em teu nome… mas eu vos direi, nunca vos conheci! (Lucas 10:17)

8) O nome do Senhor jamais se perderia com o tempo ou com qualquer tradução, pois a Bíblia diz que ele dura perpétuamente! (Sl. 135:13)

9) Devemos honrar o nome do Senhor, em tudo em nossas vidas! (Malaquias 2:2)

10) o nome do Senhor deve ser eternamente amado! (Sl.109:01)

  • Algumas questões importantes:

Será que este povo que está tão disposto a defender o nome Hebraico de Jesus está também disposto a seguir suas pisaduras?

Como disse o Mestre: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim! (Marcos 7:6)

Em Atos 4:18 Pediram que absolutamente não falassem nem ensinassem no nome de Jesus! será que não o cenário de hoje não se parece com esta mesma história???

O que falar dos Judeus? eles conheciam naquela época o nome correto em Hebraico de Jesus, mas isso não foi o suficiente para que cressem Nele, eles não se converteram porque não criam na pessoa de Cristo, e é exatamente esta seta que o diabo quer lançar no meio da igreja hoje, como nos diz em Gálatas 1:6 “Alguns vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo!”

A partir do momento que você pondera o fato de ter proferido o nome de Jesus de forma equivocada desde o dia de sua conversão, (O que não é verdade!) a tendência do seu coração é se sentir enganado por Deus, você se ofenderá, você poderá se indagar: – Poxa, eu entreguei a minha vida a um Deus, que nem seu prórpio nome conseguiu preservar?!

Quero te dar um conselho; se vc dúvida da divindade de Jesus Cristo, se vc se opõe a transliteração do nome do Senhor, e se isso te faz questionar a fidelidade de Deus na preservação de sua palavra. Por favor, seja sincero consigo mesmo e não creia mais em nada! negue a Trindade (como muitos tem feito), dúvide das escrituras, das profecias, rasgue a Bíblia, se converta ao judaísmo e a cabala, vai aprender falar hebraico, compra uma estola, vai pro muro das lamentações, vai plantar batatas!

MAS NÃO INFAME O SANTO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO!!!

Condutores de cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo! (Mateus 23:24)

Por: Amaralina Penloski


Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. manasses disse:

    Excelente seu artigo parabéns ótimo mesmo!

    1. Amaralina disse:

      Obrigada. Glórias a Deus que nos revelou sua verdade! seja bem-vindo ao blog! Deus o abençoe!

  2. André Luiz disse:

    muito boa sua explicação mas existem dúvidas quando ao nome Jesus ser vinculado a um Deus Grego que nos leva a clamar um nome de um Deus Grego e não ao salvador.

    1. Amaralina disse:

      Prezado André;
      Muito boa a explicação, mas não o suficiente pra te convencer, não é? Medite sobre este verso: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Coríntios 2:14-15)
      Isso significa que não aprendemos crer em Jesus, através de evidências históricas, provas científicas, ou explicações arqueológicas. Cremos no Senhor pela Fé e então aprendemos a compreender tudo de forma espiritual!
      Não se preocupe tanto, com as muitas alegações acerca do nome de Jesus, se vc o buscar de todo coração o encontrará e será salvo por ele, e isso é o que mais importa! Por outro lado, se vc não crêr nem em seu próprio nome como crerá em sua pessoa? Não devemos levantar suspeitas contra o Senhor, Ele já provou quem É, ele mesmo disse: EU SOU o que SOU.(Ex. 03:14)
      Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Isaías 43:11 Entregue sua vida a JESUS! acesse: http://www.horadaverdade.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s