O amor feminino

Ao ler a palavra de Deus, sempre choro quando passo pelos trechos, onde há exemplos magníficos do amor feminino, pois a bíblia é repleta de passagens que nos mostram como as mulheres amou. Mas aqueles trechos em que o amor feminino é remetido ao Salvador, me toca de forma profunda e absolutamente comovente.

Sabemos que geneticamente o homem e a mulher tem suas peculiaridades; no que diz respeito ao comportamento quanto à anatomia, mecanismos neuronais, influências hormonais, entre outros… basicamente, costumamos dizer que; o homem é racional, a mulher emocional, mas isso é apenas um modo grosseiro de resumir ambos.

No gênesis, o homem foi feito primeiro por Deus e a mulher foi apenas parte de seu corpo, mais precisamente da sua costela, isso também nos revela a supremacia masculina e que o homem é sinônimo de ser humano.

A Bíblia afirma esta supremacia no texto de 1 Timóteo 2:11-13 “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.”

Desculpe-me as mulheres, mas esta não é uma opinião minha, tudo que Deus ratificou em sua palavra é perfeito. então, não refute a autoridade masculina outorgada por Deus.

No entanto, a Palavra acrescenta em 1 Coríntios 11:11,12 “Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” 

Particularmente esta declaração me deixa muito feliz e aliviada. rs..

Bem, mas eu cheguei até aqui, apenas para ilustrar que homens e mulheres possuem características distintas, não é sobre isso que quero falar, desejo falar sobre o amor feminino e suas demostrações bíblicas remetidas ao Salvador, que é digno de todo amor eternamente…

Ontem, meu pastor pregou sobre um trecho que amo muito, esta em Mateus 26: 6 e 7 “E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.

Bem, não vou escrever toda a pregação que ouvi, mas desta palavra maravilhosa, que sinceramente, não necessita de muita explicação para se ter o entendimento da plenitude deste amor. O que guardo, é que esta atitude amorosa, humilde e despretensiosa, veio de uma mulher.

Outro exemplo de amor feminino maravilhoso, é o da mulher cananéia, citado em Mateus 15 22 ao 28 peço que leiam comigo:

cananeia“E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”

Note que a principio ela foi desprezada tanto pelo Senhor, quanto pelos discípulos, e depois, ela foi notificada pelo próprio Mestre, que estava de fato sendo desprezada! Mas isso não foi suficiente para gerar ofensa ou revolta no coração daquela mulher, que destilava humildade e abnegação, Não! ela continuou suplicando, se rastejando e se humilhando confiante de que seria ouvida. porque no recôndito  do seu coração, onde ela segredava uma porção do amor divino, havia a certeza de que seria ouvida, pois lá no fundo, ela sabia que suplicava ao autor daquele amor, que a possuía tão estranhamente…

E porque Jesus a tratou desta forma, porque não a amava? absolutamente não! ele sabia que ela guardava em si uma porção do verdadeiro amor; que tudo suporta, tudo crê e tudo espera… e sendo assim, fez com a história desta humilde mulher, nos ensinasse o que é o amor! Que exemplo glorioso! não consigo meditar neste texto sem chorar…

mariaAh, o que dizer de Maria? Jesus diz por ela:

“Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou…” Lucas 7:44-47

Se eu estiver errada, peço que me corrijam, mas eu nunca li na bíblia que um homem tenha se humilhado de tal modo! tais mulheres agiam sem a menor preocupação de serem censuradas ou menosprezadas, elas simplesmente amavam intensamente… e demostrava isso de forma comovente.

Não estou menosprezando os homens, misericórdia! Pelo contrário, de todo meu coração desejo dar-lhes a honra que lhes é devida! aliás, penso muito sobre a autoridade que Deus deu ao homem; às vezes penso; porque entre os 12 discípulos não havia uma mulher? porque o apóstolo Paulo disse que à mulher não foi permitido dirigir uma congregação? porque os profetas eram todos homens? os sacerdotes? os levitas?

E então, chego numa conclusão simples, cada um tem o seu valor, o seu lugar, as suas características predominantes, e sobre essas Deus trabalha! Por isso, se a mulher não foi autorizado por Deus para, reger, dirigir ou ministrar, a nós coube um trabalho ainda mais excelente: AMAR!

Você já reparou no amor de uma mãe? existe algo mais terno? até o amor de Deus é referido com a beleza deste amor! veja o que a Bíblia diz:  “Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.” Isaías 66:13

E quanto a mulher esposa?

“A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente.” Provérbios 19:14

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido..” Provérbios 12:04

A bíblia refere-se a esposa como um presente de Deus ao homem, muitas coisas ele pode lutar para conquistar, “mas do Senhor vem a esposa prudente!”

da22De fato o que Jesus faz no coração de uma mulher que se submete a sua vontade é algo grandioso e sublime! a forma como a mulher educa os filhos, cuida da casa, como ela cozinha para sua família, como cuida das roupas, enfim… todo trabalho doméstico que muitas vezes passa desapercebido, mas que sempre é feito com tanto gesto de amor.

Tem um texto do Sr. Spurgeon, o qual gosto muitíssimo que fala sobre as mulheres, e num trecho ele diz: “A verdadeira esposa é a melhor parte de seu marido, seu encanto, sua flor de beleza, seu anjo guardião, o tesouro do seu coração. Ele diz a ela: Com você eu serei muito feliz. Eu escolhi você e me regozijo com isso. Em você encontrei a alegria de espírito. A escolha de Deus é minha alegria. Em sua companhia ele encontra seu paraíso na terra; ela é a luz do lar, o conforto da sua alma e (para este mundo) o âmago do seu conforto. Por mais que tenha fortuna, ele só será rico enquanto ela viver. Sua costela é o melhor osso do seu corpo.”

Pra quem quiser ler o texto todo: https://verdadecrista.wordpress.com/2015/03/18/a-tampa-da-panela/

A bíblia nos diz que devemos trazer a memória tudo que é bom, puro ou de boa fama (Filipenses 4:8) Portanto, minha intenção não é de me ufanar, ou engrandecer as mulheres, mas de dar glórias a Deus, por ter nos feito exatamente da forma como nos fez!

A vida de uma mulher não é fácil, e de uma mulher cristã, menos ainda… mas só Jesus pode transformar nosso espinho em flor.

da23
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31:10

 

Desejo fazer um apelo a todas as mulheres que vão ler este texto; sejamos o exemplo vivo deste amor, sejamos como manancial de águas vivas, como Jesus nos prometeu (João 7:38) para saciar os sedentos que passarem pelo nosso caminho, sejamos boas mães, que ensine seus filhos no caminho que se deve andar, sejamos boas esposas; que reverencie o marido. E, acima de tudo sejamos como a mulher cananéia ou como Maria, que amou Jesus de tal maneira, que fez com que ele eternizasse sua história de amor:

“Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.” Mateus 26:13

Que esta também seja a memória que tenham de nós; mulheres piedosas do Senhor Jesus!

Graça e paz seja com todos!

Post escrito por: Amaralina Penloski, baseado numa pregação que a comoveu muito!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s