Cristo, nossa páscoa!


“Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”

(1 coríntios 5:6)

A instituição da Páscoa –  (Hebraico Pessach = Passagem )

Deus mandou dez pragas sobre o Egito para que Faraó deixasse o povo sair. Quase um ano se passou e com cada praga o coração de Faraó se endurecia cada vez mais. finalmente Deus disse que os primogênitos de todo o Egito iriam morrer. Isso teria acontecido também aos Hebreus, se não tivessem sacrificado o cordeiro pascal, e assim se protegido com seu sangue redentor. (Ex. 12:5 e 13:7)

Neste momento foi instituida a Páscoa. “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR. (Ex. 12:11)

E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. (Ex. 12:14)

Muito tempo se passou, e então…

E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César. Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram. (João 19: 14)

Voltando um pouco no tempo, eis o profeta Isaías anunciando:

53:4,5 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

53:14(a) Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado.

Devemos entender que; não é a vida sem pecado de Cristo que nos salva, mas sua morte redentora na cruz!

Devido orientação Divina, os Hebreus deveriam aspergir o sangue do cordeiro, na verga da porta.

O que vc fez com o Sangue do Cordeiro de Deus? aplicaste na porta do seu coração?

Nem uma gota de todo o sangue vertido na cruz do calvário pode salvar uma alma da morte, a não ser que este sangue seja aplicado!

“…vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade” (Exodo 12:13)

“E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.” (Ex. 12:7)

O sangue simboliza a salvação, depois seguia a instrução de como deveriam comer o cordeiro: “E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.”(Ex. 12:8)

1) Jesus disse: “A minha carne é verdadeira comida!” (João 6:54)

2) Ervas amargas; O Senhor os orientou comer ervas amargas, e isso seria uma prefiguração de quando Cristo provou o cálice amargo da cruz, em nosso lugar. Também nos mostra que agora temos que comer ervas amargas, se quisermos andar em santificação neste “Egito podre” que representa o mundo no qual vivemos atualmente.

“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.” (Jeremias 2:19)

3) Pães ázimos: representa nosso corpo sem o fermento do pecado!

“Tirareis o fermento de vossas casas” (Exodo 12:15)

“Lançai fora o fermento velho!” (1 Cor 5:7)

Não permitir que a massa seja levedada! Este trabalho é nosso, e compete a cada um!

4) “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente… Ex.12:11

4-a) Lombos cingidos com a verdade! “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.” (6:14)

4-b) Sapatos nos pés! E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.” (Efésios 6:15)

4-c) Comer apressadamente! Me faz lembrar daquele verso, que diz: “Devemos remir o tempo pois os dias são maus!” (Efésios 5:16) Ou seja, devemos nos apressar em cumprir a vontade do Senhor, devemos nos apressar em nos preparar para o grande dia, em que nos apresentaremos diante do Cordeiro de Deus! devemos nos apressar em anunciar as boas novas, pois Jesus está voltando em breve!

Enfim, podemos notar que em cada verso do Êxodo existe uma mensagem para aqueles que desejam ardentemente sair deste Egito!

Glórias a Deus, porque a nossa Páscoa é riquíssima! nossa celebração não consiste em comilanças, feriados, coelhinhos, cenouras e chocolates…

Nossa páscoa, significa “passagem” da morte para a vida, do sangue que purifica… das ervas amargas que amadurecem e nos prepara para o dia do Senhor!

Nossa páscoa consiste, em todos os cuidados para que a nossa massa não seja levedada, e da pressa que temos de partir para a nossa Pátria, a  Jerusalém Celestial!

Jerusalém, Jerusalém… teu dia vai Raiar!!!

Escrito por Amaralina Penloski

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Ira Cirlei disse:

    Gloria a Deus! E assim devemos ser; negar todas as tradições desta terra e sermos imitadores de Jesus Cristo! Maranata!

  2. JosuEmerick disse:

    Amaralina, você foi mais ágil que eu e escreveu ANTES das comemorações da Páscoa este artigo tão esclarecedor. Obrigado por compartilhar do Cordeiro conosco. Que o Senhor continue inspirando seus escritos.
    ApdSenhor.

    1. Amaralina disse:

      Amém! Jesus abençoe seus escritos também! que juntos possamos abençoar as almas que ainda não foram libertas pela verdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s