A poda

poda

“Todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda… (João 15:2)

Certa vez uma serva de Deus estava perplexa com o grande número de aflições que pareciam fazer dela seu alvo. Um dia, passando por uma vinha no esplendor do outono, notou que as videiras não estavam podadas e que sua folhagem ostentava grande viço. Notou ainda, que as ervas daninhas e o capim estavam crescendo ali á vontade e que o terreno parecia totalmente em descuido. Enquanto considerava aquilo, Deus lhe deu uma mensagem tão preciosa que ela não pôde deixar de passá-la adiante; “Filha, você não entende a razão de tantas provações em sua vida? observe esta vinha e aprenda a lição que aí está. O lavrador deixa de podar, de revolver a terra, de limpar ou de colher o fruto maduro, quando não espera mais nada da vinha naquela estação.

Ela é deixada de lado porque a estação de fruto já passou, e qualquer esforço nesta ocasião não traria resultado. A vida livre de sofrimento reflete a mesma inutilidade. Você quer, pois, que eu pare de podar sua vida? devo deixá-la entregue a si mesma? e o coração consolado exclamou: “NÃO!”

Homera Homer Dixon

Eu retirei este texto de um devocional que tenho, o qual foi impresso em 1976, é uma jóia! por isso vez ou outra publico textos dele aqui no blog.

Li esta mensagem e pensei que esta serva de Deus, bem poderia ser eu mesma, pois quantas vezes me pego pensando a mesma coisa? como dói a poda do Senhor! como é dolorido quando Ele resolve que chegou a hora de arar nossa terra e retirar de nossos corações as ervas daninhas, o capim, os cardos e espinhos…

Lembrei-me da palavra que diz; “E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. (Isaías 58:11)

É bem confortante pensar nas palavras do verso acima, mas nos esquecemos que este “cuidado do Senhor” também envolve a poda, e quantas podas… amados irmãos? as quais envolvem; solidão, tristeza, dor, lágrimas… e, dificilmente as aceitamos de bom grado. pois quanto a isso, também nos diz a palavra em Hebreus 12:11 “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser motivo de gozo, senão de tristeza, mas depois produz fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.”

A poda (correção) produz fruto. Já o jardim que o Senhor não espera mais nada, do qual a estação da colheita de frutos já é passada… este jardim é deixado de lado pelo Senhor, porque qualquer esforço nessa ocasião não trará mais resultados.

A palavra do Senhor não volta atrás, e a árvore se conhece pelo fruto que ela dá (Mt. 7:20) se Jesus tem te exortado de qualquer forma, não se esquive, deixe Ele terminar o trabalho, pois somente sua poda nos faz produzir frutos dignos de arrependimento. (Mt. 03:08)

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará…” (Jó 14:7-9)

 

Amaralina Penloski

Deixe um comentário